Carta de Serviços

Desenvolvimento Social
CONSELHO TUTELAR
Categoria: Desenvolvimento Social
Setor responsável: PREFEITURA MUNICIPAL E DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

O Conselho Tutelar é órgão não jurisdicional, permanente e autônomo, encarregado de zelar pelos direitos da criança e do adolescente.

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social)
Categoria: Desenvolvimento Social
Setor responsável: Departamento Municipal de Desenvolvimento Social

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) é uma unidade pública localizado em áreas de vulnerabilidade social, responsável pela oferta dos serviços, programas, projetos e benefícios de Proteção Social Básica. O município possui 01 CRAS, localizado à Rua Lazinho Antônio de Oliveira, 556 - Bairro LUA.

CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)
Categoria: Desenvolvimento Social
Setor responsável: Departamento Municipal de Desenvolvimento Social

O CREAS é uma unidade pública, responsável pela oferta dos serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade, o município possui 01 CREAS que atende a todo território, localizado à Rua à Rua João Luiz Pozzato, 111 - Bairro Jardim Primavera.

SAICA (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes)
Categoria: Desenvolvimento Social
Setor responsável: Departamento Municipal de Desenvolvimento Social e Associação Educacional Maria do Carmo

O SAICA ( Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes),  é um serviço garante o acolhimento de  Crianças e Adolescentes em medidas protetivas por determinação judicial, em decorrência de violação de direitos (abandono, negligência, violência) ou pela impossibilidade de cuidado e proteção por sua família. No município de Santa Rosa de Viterbo a execução do trabalho é realizada de forma parceirizada através de Termo de Convênio firmado entre o município e a Associação Educacional Maria do Carmo.

Programas Criança Feliz
Categoria: Desenvolvimento Social
Setor responsável: Departamento Municipal de Desenvolvimento Social e Associação Educacional Maria do Carmo.

O Programa Criança Feliz é um programa que tem o objetivo de apoiar e acompanhar o desenvolvimento infantil integral na primeira infância, no período compreendido entre 0 a 6 anos, facilitar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitam. Atualmente o serviço é ofertado de forma  parceirizada entre a Prefeitura Municipal e a Associação Educacional Maria do Carmo através de Termo de Convênio firmado.

Carteira Idoso
Categoria: Desenvolvimento Social
Setor responsável: Departamento Municipal de Desenvolvimento Social

A Carteira da Pessoa Idosa é uma das formas de comprovação de renda para poder usar o transporte interestadual gratuito (duas vagas por veículo) ou para ter o desconto de 50% (cinquenta por cento) no preço da passagem. Para ter o direito, a pessoa precisa comprovar que tem idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos e renda igual ou inferior a 2 (dois) salários-mínimos. Esse direito está previsto no Art. 40 do Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003)"

 

Aposentadoria para pessoa de baixa renda
Categoria: Desenvolvimento Social
Setor responsável: Departamento Municipal de Desenvolvimento Social

A aposentadoria para pessoas de baixa renda é uma possibilidade para garantir o futuro. Afinal, ela permite que o cidadão receba um valor mensal do INSS. Para isso, entretanto, ele contribui em valores mínimos à Previdência Social, menores aos impostos aos empregados formais. Então, veja hoje (13/05) como funciona essa modalidade.

Esse tipo de aposentadoria se volta a um grupo específico de pessoas. Ela se refere às donas de casa que não prestam atividades remuneradas. Ou seja, que se dedicam especialmente aos cuidados do lar

Tarifa Social de Energia Elétrica
Categoria: Desenvolvimento Social
Setor responsável: Departamento Municipal de Desenvolvimento Social

A Tarifa Social de Energia Elétrica – TSEE foi criada pela Lei n° 10.438, de 26 de abril de 2002. Por meio dela, são concedidos descontos para os consumidores enquadrados na Subclasse Residencial Baixa Renda.  A Lei nº 12.212, de 20 de janeiro de 2010 e o Decreto nº 7.583, de 13 de outubro de 2011, regulamentam esse benefício.

Além dessas isenções, no restante da tarifa residencial são aplicados os descontos, de modo cumulativo, de acordo com a tabela a seguir:

Parcela de consumo mensal de energia elétrica  Desconto  

de 0 a 30 kWh  65%  

de 31 kWh a 100 kWh  40%  

de 101 kWh a 220 kWh  10%  

a partir de 221 kWh  0%  

Passe Livre para Pessoas com Deficiência (PcD)
Categoria: Desenvolvimento Social
Setor responsável: Departamento Municipal de Desenvolvimento Social

O passe livre é um benefício do governo federal que garante a gratuidade no transporte coletivo interestadual para pessoas com deficiência e comprovadamente carentes.

Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas
Categoria: Desenvolvimento Social
Setor responsável: CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e Departamento Municipal de Desenvolvimento Social.

 O Serviço tem por finalidade a prevenção de agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais dos usuários,é executado por equipe técnica específica vinculada ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

Programa Viva Leite
Categoria: Desenvolvimento Social
Setor responsável: Setor de Desenvolvimento Social 

O projeto VIVALEITE tem como objetivo principal oferecer um complemento alimentar seguro e de alto valor nutritivo, enriquecido com Ferro e Vitaminas A e D, às crianças e idosos de baixa renda que vivem em situação de vulnerabilidade social no estado. Cada beneficiário recebe 15 (quinze) litros de leite fluido, pasteurizado e integral por mês.

BPC - BENEFICIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA
Categoria: Desenvolvimento Social
Setor responsável: Departamentos Social 

"O BPC não é aposentadoria. Para ter direito a ele, não é preciso ter contribuído para o INSS. Diferente dos benefícios previdenciários, o BPC não paga 13º salário e não deixa pensão por morte. Para ter direito ao BPC, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou menor que 1/4 do salário-mínimo (Como calcular a renda per capita familiar).

Além da renda de acordo com o requisito estabelecido, as pessoas com deficiência também passam por avaliação médica e social no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O beneficiário do BPC, assim como sua família, deve estar inscrito no Cadastro Único."

SCFV - SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS
Categoria: Desenvolvimento Social
Setor responsável: CRAS - CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é um  serviço tipificado, vinculado ao PAIF (Programa de Proteção e Atendimento Integral à Família). O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.

PAIF - SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL DA FAMÍLIA
Categoria: Desenvolvimento Social
Setor responsável: CRAS (CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida . O PAIF é ofertado pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social)

PAEFI (SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO ESPECIALIZADO À FAMÍLIAS E INDIVÍDUOS)
Categoria: Desenvolvimento Social
Setor responsável:  CREAS (CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL) E DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

O PAEFI (Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Famílias ou Indivíduos) , de acordo com o disposto na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, é o serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.  O objetivo é preservar e fortalecer os vínculos familiares e com a comunidade e fortalecer a função protetiva das famílias. 

FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE
Categoria: Desenvolvimento Social
Setor responsável: O Fundo Social atua com a Presidente do Fundo e seu Conselho Deliberativo e está subordinado diretamente ao Gabinete do Prefeito.

Subordinado diretamente ao Gabinete do Prefeito Municipal, destina-se a atender e acolher os cidadãos que se encontram em situação de vulnerabilidade e que enfrentam problemas sociais locais. 

Cadastro Único
Categoria: Desenvolvimento Social
Setor responsável: Setor de Desenvolvimento Social

"O Cadastro Único é um banco de dados que reúne informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza.

O cadastro é utilizado pelos governos Federal, Estaduais e Municipais para implementar políticas públicas que ajudem essas famílias.

O objetivo do cadastro é identificar e conhecer as pessoas e famílias mais vulneráveis do país e, assim, ajudar o Governo Federal a desenvolver políticas públicas voltadas para essa população."